Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Desenvolva habilidades para identificar, elaborar e incorporar elementos das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional; entenda sobre inovação nos processos de ensino e de aprendizagem; explore conhecimentos sobre a concepção e uso de diferentes tecnologias em práticas pedagógicas disruptivas, críticas e criativas; e muito mais.

Desenvolva habilidades para identificar, elaborar e incorporar elementos das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional; entenda sobre inovação nos processos de ensino e de aprendizagem; explore conhecimentos sobre a concepção e uso de diferentes tecnologias em práticas pedagógicas disruptivas, críticas e criativas; e muito mais.

Público-Alvo da Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Formação de especialistas na elaboração e na incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, buscando maior comprometimento com o processo de transformação da sociedade brasileira pela adoção de tecnologias inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem. O curso promoverá conhecimentos sobre a concepção e uso de diferentes tecnologias de apoio ao ensino-aprendizagem, dando atenção especial ao processo produtivo dessas tecnologias e às práticas pedagógicas que envolvem tais tecnologias.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Núcleo Formativo Específico

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais

Design de Jogos Educacionais

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação, redes sociais e cultura digital

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Geotecnologias aplicadas à educação

Introdução à modelagem e impressão 3D

Introdução à programação computacional para o educador

Introdução aos Jogos na Educação

Laboratório de educação e tecnologias

Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo

Linguagem do rádio e da TV na educação

M-learning: Educação e mobilidade

Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Produção de animações para educação

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Reflexões sobre robótica pedagógica

Tecnologia Assistiva na educação

Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital

Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação

Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.