Multiletramentos e Competências Digitais

Impulsione sua carreira na era digital com a habilitação Multiletramentos e Competências Digitais do EduTec. Aprofunde-se em inclusão digital, cidadania e pedagogia atualizada. Torne-se um educador inovador, apto a orientar alunos em um mundo interconectado e tecnológico.

Aprenda a colaborar e apoiar na concepção de projeto pedagógico de cursos; desenvolva experiências e proponha estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem; além de orientar docentes, auxiliar na seleção e uso de tecnologias digitais, estruturar materiais didáticos e muito mais.

Público-Alvo do Multiletramentos e Competências Digitais

Destinado a educadores e profissionais envolvidos com o ensino que desejam dominar a integração da tecnologia na educação. Ideal para quem busca compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital. Adequado para aqueles que querem liderar na curadoria de conteúdos e práticas pedagógicas digitais.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Multiletramentos e Competências Digitais

Núcleo Formativo Específico

Abordagens Presencial, a Distância e Híbrida: Caracterização, Vantagens e Desafios

Aplicações Pedagógicas com Inteligência Artificial

Aplicações Pedagógicas de Internet e Redes Sociais

Aprendizagem Ativa e Significativa na Cultura Digital

Aprendizagem Colaborativa nas Comunidades em Rede

Aprendizagem Invertida (Sala de Aula Invertida) no Contexto da Cultura Digital

Competências Digitais, Inclusão e Cidadania na Cibercultura

Cultura Digital e Convergência Midiática na Educação

Didática e Prática Docente na Cultura Digital

Ecologias de Aprendizagem e Redes Virtuais

Educação e Tecnologias em Paulo Freire

Educação Híbrida como Estratégia Educacional

Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Engajamento

Flexibilidade Pedagógica: Espaço, Tempo e Currículo

Fundamentos da Educação Híbrida na Cultura Digital

Gamificação, Transmidiação e Aprendizagem

Integração de Mídias na Educação

Inteligências Artificiais Generativas como Auxiliares na Criatividade

Introdução ao Design Instrucional

Introdução aos Multiletramentos e às Competências Digitais

Linguagens, Comunicação e Tecnologia na Educação

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Multiletramentos, Pensamento Crítico e Curadoria de Conteúdos Digitais

Personalização da Aprendizagem com os Estilos de Uso do Virtual

Planejamento e Produção de E-books e Hipermídias

Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais

Ambientação e letramento digital

Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)

Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso

Metodologia de pesquisa e produção científica 1

Metodologia de pesquisa e produção científica 2

Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast

Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação

Cultura digital e convergência midiática na educação

Design de Jogos Educacionais

Direito digital na Educação

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação híbrida como estratégia educacional

Educação, redes sociais e cultura digital

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Geotecnologias aplicadas à educação

Gestão estratégica da Educação a Distância

Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância

Institucionalização da modalidade de Educação a Distância

Legislação educacional e da Educação a Distância

Linguagens, comunicação e tecnologia na educação

M-learning: Educação e mobilidade

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância

Reflexões sobre robótica pedagógica

Tecnologia Assistiva na educação

Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância

Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação

Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação

Webconferência e sua aplicação pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.