Metodologias ativas de aprendizagem
Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.
Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.
Público-Alvo das Metodologias ativas de aprendizagem
Formação de especialistas na identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e promoção da aprendizagem ativa e/ou aprendizagem significativa, explorando as diversas possibilidades e limitações das metodologias ativas de aprendizagem em sua relação com as emergentes tecnologias de informação e comunicação.
Carga Horária: 400h (TCC opcional)
Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)
Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes
Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes
Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes
Núcleos Formativos em Metodologias ativas de aprendizagem
Habilitações Disponíveis no EduTec
Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!
Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)
Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.
Docência na Educação a Distância
Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.
Formação de Professores na Cultura Digital
Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.
Gestão da Educação a Distância
Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.
Jogos e Gamificação na Educação
Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos.
Produção e Uso de Tecnologias para Educação
Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.
Recursos de Mídias na Educação
Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.
Multiletramentos e Competências Digitais
Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.
Educação Híbrida e Inovação Pedagógica
Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.
Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes
Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.