Metodologias ativas de aprendizagem

Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.

Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.

Público-Alvo das Metodologias ativas de aprendizagem

Formação de especialistas na identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e promoção da aprendizagem ativa e/ou aprendizagem significativa, explorando as diversas possibilidades e limitações das metodologias ativas de aprendizagem em sua relação com as emergentes tecnologias de informação e comunicação.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Metodologias ativas de aprendizagem

Núcleo Formativo Específico

Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação híbrida como estratégia educacional

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Geotecnologias aplicadas à educação

Introdução à modelagem e impressão 3D

Introdução à programação computacional para o educador

Introdução aos Jogos na Educação

Laboratório de educação e tecnologias

Metodologias ativas de aprendizagem

Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Produção de animações para educação

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Reflexões sobre robótica pedagógica

Ambientação e letramento digital

Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)

Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso

Metodologia de pesquisa e produção científica 1

Metodologia de pesquisa e produção científica 2

Acessibilidade na Educação a Distância

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast

Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast

Aportes sobre a docência virtual

Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância

Cultura digital e convergência midiática na educação

Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais

Design de Jogos Educacionais

Didática e atribuições do professor na cultura digital

Direito digital na Educação

Educação, redes sociais e cultura digital

Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares

Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo

Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Gestão estratégica da Educação a Distância

Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância

Gestão pedagógica em Educação a Distância

Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas

Institucionalização da modalidade de Educação a Distância

Integração de mídias na educação

Legislação educacional e da Educação a Distância

Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo

Linguagem do rádio e da TV na educação

Linguagens, comunicação e tecnologia na educação

M-learning: Educação e mobilidade

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância

Prática pedagógica com tecnologias digitais

Sistema de tutoria e modelos de feedback

Tecnologia Assistiva na educação

Tópicos especiais em Design Instrucional

Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância

Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação

Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação

Webconferência e sua aplicação pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.