Metodologias ativas de aprendizagem

Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.

Desenvolva habilidades para identificar, propor e aplicar estratégias pedagógicas para a inovação e para a aprendizagem ativa e significativa; aprenda a explorar as possibilidades e limitações das diversas metodologias ativas de aprendizagem; explore a relação entre as metodologias ativas e as emergentes tecnologias de informação e comunicação; e muito mais.

Público-Alvo das Metodologias ativas de aprendizagem

Formação de especialistas na identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e promoção da aprendizagem ativa e/ou aprendizagem significativa, explorando as diversas possibilidades e limitações das metodologias ativas de aprendizagem em sua relação com as emergentes tecnologias de informação e comunicação.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Metodologias ativas de aprendizagem

Núcleo Formativo Específico

Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação híbrida como estratégia educacional

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Geotecnologias aplicadas à educação

Introdução à modelagem e impressão 3D

Introdução à programação computacional para o educador

Introdução aos Jogos na Educação

Laboratório de educação e tecnologias

Metodologias ativas de aprendizagem

Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Produção de animações para educação

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Reflexões sobre robótica pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.