Jogos e Gamificação na Educação

Aprenda a identificar, analisar e aplicar jogos no contexto educacional; entenda os aspectos técnico-pedagógicos dos games e jogos; explore possibilidades pedagógicas das estratégias típicas dos jogos, da gamificação e muito mais.

Aprenda a identificação, analisar e aplicar jogos no contexto educacional; entenda os aspectos técnico-pedagógicos dos games e jogos; explore possibilidades pedagógicas das estratégias típicas dos jogos, da gamificação e muito mais.

Público-Alvo dos Jogos e Gamificação na Educação

Formação de especialistas na identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional, considerando aspectos técnico-pedagógicos e explorando as possibilidades pedagógicas das estratégias típicas dos jogos e da gamificação.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Jogos e Gamificação na Educação

Núcleo Formativo Específico

Acessibilidade na Educação a Distância

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Design de Jogos Educacionais

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Introdução à programação computacional para o educador

Introdução aos Jogos na Educação

Laboratório de educação e tecnologias

Metodologias ativas de aprendizagem

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Produção de animações para educação

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Reflexões sobre robótica pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.