Inscrições
As inscrições para o EduTec estão abertas, confira nosso calendário abaixo e garanta sua matrícula!
EduTec 2025 – CHAMADAS
Período de inscrições: até 23/03/2025
Vencimento do boleto de matrícula: até 25/03/2025
Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: até 31/03/2025
Início das atividades: até 01/04/2025
Mais informações:
No formulário de inscrição, será exigida cópia digital simples dos seguintes documentos:
- CPF
- RG
- Diploma de graduação (para candidatos à especialização)
- Comprovante de residência
- Currículo (pode ser modelo comum ou Lattes)
- Justificativa de próprio punho com assinatura (obrigatório apenas para candidatos a bolsa de estudos)
Formatos aceitos: PDF, JPG, PNG (O currículo pode ser também DOC, DOCX ou similar)
Tamanho máximo dos arquivos: 2 MB
A justificativa de próprio punho pode ser acompanhada de documentos comprobatórios (holerites, declarações etc.), mas juntar em um único arquivo (preferencialmente em PDF).
O curso EduTec não possui financiamento governamental, sendo necessário que os estudantes paguem pela oferta dos componentes curriculares. Confira os detalhes da parte financeira em cada curso.
Sugestão de JUSTIFICATIVA de próprio punho (carta/declaração):
A justificativa pode ser ao estilo de uma carta escrita à mão (digitalizada), com um texto similar a este:
“Eu (preencher com seu nome completo), portador(a) do CPF (preencher com seu CPF), justifico por meio deste documento a minha solicitação de bolsa de estudos, por estar contemplado nos critérios para obtenção da bolsa de estudos. Informo que, atualmente, sou/estou [preencher com sua situação: professor(a) da educação básica, desempregado(a) ou servidor(a) da UFSCar]. Para comprovação, seguem em anexo documentos específicos. (Colocar ao final a sua cidade, data e assinatura)”.
Sugestões de comprovantes: – Para Professores(as) de educação básica: Holerite ou Declaração de vínculo emitida pela Unidade Escolar; – Para Servidores da UFSCar (São Carlos): Holerite ou Declaração de vínculo emitida pela UFSCar; e – Para Desempregados: cópia da carteira de trabalho (da primeira página até a página na qual consta o último registro).
Serão oferecidas algumas bolsas de estudos, numa proporção de até 10% das matrículas efetivas (pagantes), a serem distribuídas nas seguintes condições:
- Para distribuição, os pedidos serão agrupados em três blocos: 1) Servidores/as da UFSCar; 2) Professores/as da educação básica pública; e 3) Desempregados/as + Professores/as da educação básica privada.
- Para o bloco 1, serão destinadas 40% das vagas e, para cada um dos blocos 2 e 3, serão 30% das vagas.
- Em qualquer caso, o(a) candidato(a) deverá justificar o pedido e comprovar sua condição [de docência, de ser servidor ou de estar desempregado(a)].
- Observa-se que, de acordo com o tamanho das turmas, a quantidade de bolsas pode sofrer alteração para mais ou para menos (respeitando a referência aproximada de 10% da quantidade de matriculados-pagantes).
- Por critério institucional, em nenhum caso, haverá isenção da taxa de matrícula (ou seja, mesmo os bolsistas deverão pagar o valor integral da sua matrícula).
Curso de Especialização (1ª habilitação – 400 horas): matrícula (R$ 350,00) + 18 parcelas de R$ 350,00 (ver mais detalhes em https://edutec.ufscar.br/especializacao/ )
Curso de Especialização (habilitação adicional – 400 horas): matrícula (R$ 350,00) + 10 parcelas de R$ 350,00 (ver mais detalhes em https://edutec.ufscar.br/especializacao/ )
Curso de Aperfeiçoamento (200 horas): matrícula (R$ 350,00) + 10 parcelas de R$ 350,00 (ver mais detalhes em https://edutec.ufscar.br/aperfeicoamento/ )
Curso de Extensão (100 horas): matrícula (R$ 350,00) + 04 parcelas de R$ 350,00 (ver mais detalhes em https://edutec.ufscar.br/extensao/ )
