Gestão da Educação a Distância

Desenvolva habilidades de planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância; conheça as influências de aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e outros recursos; aprenda a compor e gerenciar equipes e muito mais.

Desenvolva habilidades de planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância; conheça as influências de aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e outros recursos; aprenda a compor e gerenciar equipes e muito mais.

Público-Alvo da Gestão da Educação a Distância

Formação do especialista no planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância, envolvendo aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e de recursos, composição de equipes etc.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Gestão da Educação a Distância

Núcleo Formativo Específico

Acessibilidade na Educação a Distância

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Aportes sobre a docência virtual

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Direito digital na Educação

Educação híbrida como estratégia educacional

Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo

Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Gestão estratégica da Educação a Distância

Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância

Gestão pedagógica em Educação a Distância

Institucionalização da modalidade de Educação a Distância

Laboratório de educação e tecnologias

Legislação educacional e da Educação a Distância

Metodologias ativas de aprendizagem

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Sistema de tutoria e modelos de feedback

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

Ambientação e letramento digital

Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)

Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso

Metodologia de pesquisa e produção científica 1

Metodologia de pesquisa e produção científica 2

Aplicações pedagógicas de internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas de rádio, web-rádio e podcast

Aplicações pedagógicas de televisão, web-tv e videocast

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aplicações pedagógicas em produção musical na educação

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância

Cultura digital e convergência midiática na educação

Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais

Design de Jogos Educacionais

Didática e atribuições do professor na cultura digital

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação, redes sociais e cultura digital

Geotecnologias aplicadas à educação

Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas

Integração de mídias na educação

Introdução à modelagem e impressão 3D

Introdução à programação computacional para o educador

Introdução aos Jogos na Educação

Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo

Linguagem do rádio e da TV na educação

Linguagens, comunicação e tecnologia na educação

M-learning: Educação e mobilidade

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

Movimento maker e abordagem steam como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Prática pedagógica com tecnologias digitais

Produção de animações para educação

Reflexões sobre robótica pedagógica

Tecnologia Assistiva na educação

Tópicos especiais em Design Instrucional

Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância

Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital

Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação

Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação

Webconferência e sua aplicação pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.