Gestão da Educação a Distância

Desenvolva habilidades de planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância; conheça as influências de aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e outros recursos; aprenda a compor e gerenciar equipes e muito mais.

Desenvolva habilidades de planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância; conheça as influências de aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e outros recursos; aprenda a compor e gerenciar equipes e muito mais.

Público-Alvo da Gestão da Educação a Distância

Formação do especialista no planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância, envolvendo aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnicos e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e de recursos, composição de equipes etc.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Gestão da Educação a Distância

Núcleo Formativo Específico

Acessibilidade na Educação a Distância

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Aportes sobre a docência virtual

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Direito digital na Educação

Educação híbrida como estratégia educacional

Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo

Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Gestão estratégica da Educação a Distância

Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância

Gestão pedagógica em Educação a Distância

Institucionalização da modalidade de Educação a Distância

Laboratório de educação e tecnologias

Legislação educacional e da Educação a Distância

Metodologias ativas de aprendizagem

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Sistema de tutoria e modelos de feedback

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Formação de Professores na Cultura Digital

Planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.