Formação de Professores na Cultura Digital
Aprenda a planejar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital; além de desenvolver práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais; fazer a curadoria e organização de conteúdos; organizar materiais didáticos; compor feedback; acompanhar estudantes; conhecer e explorar metodologias de aprendizagem ativa e significativa; e muito mais.
Aprenda a planejar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital; além de desenvolver práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais; fazer a curadoria e organização de conteúdos; organizar materiais didáticos; compor feedback; acompanhar estudantes; conhecer e explorar metodologias de aprendizagem ativa e significativa; e muito mais.
Público-Alvo da Formação de Professores na Cultura Digital
Formação do especialista em planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital, explorando as diversas possibilidades de composição de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação, tais como: curadoria e organização de conteúdos e planejamento de materiais didáticos, feedback/acompanhamento dos estudantes, formação docente para a exploração das metodologias de aprendizagem ativa e significativa e para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas baseadas nas tecnologias digitais.
Carga Horária: 400h (TCC opcional)
Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)
Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes
Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes
Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes
Núcleos Formativos em Formação de Professores na Cultura Digital
Habilitações Disponíveis no EduTec
Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!
Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)
Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.
Docência na Educação a Distância
Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.
Gestão da Educação a Distância
Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.
Jogos e Gamificação na Educação
Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos.
Metodologias ativas de aprendizagem
Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.
Produção e Uso de Tecnologias para Educação
Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.
Recursos de Mídias na Educação
Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.
Multiletramentos e Competências Digitais
Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.
Educação Híbrida e Inovação Pedagógica
Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.
Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes
Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.