Formação de Professores na Cultura Digital

Aprenda a planejar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital; além de desenvolver práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais; fazer a curadoria e organização de conteúdos; organizar materiais didáticos; compor feedback; acompanhar estudantes; conhecer e explorar metodologias de aprendizagem ativa e significativa; e muito mais.

Aprenda a planejar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital; além de desenvolver práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais; fazer a curadoria e organização de conteúdos; organizar materiais didáticos; compor feedback; acompanhar estudantes; conhecer e explorar metodologias de aprendizagem ativa e significativa; e muito mais.

Público-Alvo da Formação de Professores na Cultura Digital

Formação do especialista em planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital, explorando as diversas possibilidades de composição de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação, tais como: curadoria e organização de conteúdos e planejamento de materiais didáticos, feedback/acompanhamento dos estudantes, formação docente para a exploração das metodologias de aprendizagem ativa e significativa e para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas baseadas nas tecnologias digitais.

Carga Horária: 400h (TCC opcional)

Duração: flexível (entre 10 e 24 meses)

Núcleo Formativo Específico (NFE): 10 componentes

Núcleo Formativo Obrigatório (NFO): 5 componentes

Núcleo Formativo Complementar (NFC): 5 componentes

Núcleos Formativos em Formação de Professores na Cultura Digital

Núcleo Formativo Específico

Acessibilidade na Educação a Distância

Aplicações pedagógicas de internet e redes sociais

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

Aplicações pedagógicas de rádio, web-rádio e podcast

Aplicações pedagógicas de televisão, web-tv e videocast

Aplicações pedagógicas do audiovisual

Aplicações pedagógicas em produção musical na educação

Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle

Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias

Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais

Didática e atribuições do professor na cultura digital

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo

Geotecnologias aplicadas à educação

Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas

Introdução à programação computacional para o educador

Laboratório de educação e tecnologias

Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo

Metodologias ativas de aprendizagem

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

Movimento maker e abordagem steam como estratégias pedagógicas para explorar currículos

Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual

Planejamento e organização de animações para educação

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

Planejamento e produção de e-books e hipermídias

Prática pedagógica com tecnologias digitais

Produção de animações para educação

Produção de mídia audiovisual para educação

Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital

Ambientação e letramento digital

Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)

Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso

Metodologia de pesquisa e produção científica 1

Metodologia de pesquisa e produção científica 2

Aportes sobre a docência virtual

Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede

Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância

Cultura digital e convergência midiática na educação

Design de Jogos Educacionais

Direito digital na Educação

Ecologias de aprendizagem e redes virtuais

Educação híbrida como estratégia educacional

Educação, redes sociais e cultura digital

Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares

Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo

Gamificação, transmidiação e aprendizagem

Gestão estratégica da Educação a Distância

Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância

Gestão pedagógica em Educação a Distância

Institucionalização da modalidade de Educação a Distância

Integração de mídias na educação

Introdução à modelagem e impressão 3D

Introdução aos Jogos na Educação

Legislação educacional e da Educação a Distância

Linguagem do rádio e da TV na educação

Linguagens, comunicação e tecnologia na educação

M-learning: Educação e mobilidade

Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância

Planejamento e Produção de Material escrito para Educação

Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância

Reflexões sobre robótica pedagógica

Sistema de tutoria e modelos de feedback

Tecnologia Assistiva na educação

Tópicos especiais em Design Instrucional

Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância

Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação

Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação

Webconferência e sua aplicação pedagógica

Habilitações Disponíveis no EduTec

Escolha uma ou mais dessas habilitações para cursar simultaneamente ou de forma continuada!

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância.

Docência na Educação a Distância

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais.

Gestão da Educação a Distância

Planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância.

Jogos e Gamificação na Educação

Identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional e aspectos técnico-pedagógicos. 

Metodologias ativas de aprendizagem

Identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e aprendizagem ativa.

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Elaboração e incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação educacional.

Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada para pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias diversas.

Multiletramentos e Competências Digitais

Compreender e aplicar multiletramentos digitais, promovendo a cidadania e inclusão na cultura digital.

Educação Híbrida e Inovação Pedagógica

Integrar a tecnologia no ensino de forma eficaz e criar experiências de aprendizado engajadoras e inovadoras.

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

Explorar estratégias pedagógicas avançadas, integrar IA na sala de aula e desbloquear a criatividade e eficiência no ensino do século XXI.