Extensão

100 horas. 5 componentes curriculares. Duração de 02 meses ou mais.

Proposta com formação aberta, híbrida, integrada e flexível

Adequada a cada perfil

Educação a Distância

Mínimo de 100 horas

Duração de 2 meses ou mais

Público-alvo

O programa de formação em nível de extensão EduTec é destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação, e também a estudantes de graduação, interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância.

A formação promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional. Considera a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas e muito mais!

Caracterização da Formação em Nível de Extensão

Organização da carga horária
Núcleos Formativos
Oferta dos componentes
Assincronicidade
Trilha Pedagógica

Para o nível de Extensão do curso EduTec, as 100 horas são divididas em 20 horas por componente. Ou seja, são 05 componentes ao todo, sendo 02 obrigatórios (Núcleo Formativo Obrigatório – NFO) e 03 componentes complementares (Núcleo Formativo Complementar – NFC). Desta forma, o estudante escolhe os 05 componentes entre os mais de 75 disponíveis.

Componentes NFO
Componentes NFC
  • Ambientação e letramento digital
  • Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso
  • Acessibilidade na Educação a Distância
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle
  • Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais
  • Aplicações pedagógicas de jogos digitais
  • Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast
  • Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast
  • Aplicações pedagógicas do audiovisual
  • Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação
  • Aportes sobre a docência virtual
  • Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede
  • Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância
  • Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias
  • Cultura digital e convergência midiática na educação
  • Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais
  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)
  • Design de Jogos Educacionais
  • Didática e atribuições do professor na cultura digital
  • Direito digital na Educação
  • Ecologias de aprendizagem e redes virtuais
  • Educação híbrida como estratégia educacional
  • Educação, redes sociais e cultura digital
  • Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares
  • Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional
  • Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo
  • Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
  • Gamificação, transmidiação e aprendizagem
  • Geotecnologias aplicadas à educação
  • Gestão estratégica da Educação a Distância
  • Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância
  • Gestão pedagógica em Educação a Distância
  • Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas
  • Institucionalização da modalidade de Educação a Distância
  • Integração de mídias na educação
  • Introdução à modelagem e impressão 3D
  • Introdução à programação computacional para o educador
  • Introdução aos Jogos na Educação
  • Laboratório de educação e tecnologias
  • Legislação educacional e da Educação a Distância
  • Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo
  • Linguagem do rádio e da TV na educação
  • Linguagens, comunicação e tecnologia na educação
  • M-learning: Educação e mobilidade
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 1
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 2
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil
  • Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos
  • Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual
  • Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância
  • Planejamento e organização de animações para educação
  • Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação
  • Planejamento e produção de e-books e hipermídias
  • Planejamento e Produção de Material escrito para Educação
  • Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância
  • Prática pedagógica com tecnologias digitais
  • Produção de animações para educação
  • Produção de mídia audiovisual para educação
  • Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital
  • Reflexões sobre robótica pedagógica
  • Sistema de tutoria e modelos de feedback
  • Tecnologia Assistiva na educação
  • Tópicos especiais em Design Instrucional
  • Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital
  • Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação
  • Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem
  • Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação
  • Webconferência e sua aplicação pedagógica

O curso EduTec possui um tema geral (Educação e Tecnologias), mas o estudante pode direcionar a formação para o foco que desejar. São possíveis diversas trilhas e focos formativos. Também para o nível de Extensão, o EduTec oferece mais de 70 componentes relacionados ao tema Educação e Tecnologias. Dentre eles, o estudante de Extensão do EduTec pode escolher aqueles mais adequados aos seus interesses. Assim, o estudante compõe a sua própria trilha pedagógica de forma rica e diversa.

Nossos componentes são ofertados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Cada componente possui três unidades e uma duração de 4 semanas, sendo uma unidade por semana e, ao final, há uma semana para encerramento das atividades avaliativas e recuperação. São ofertados entre 5 e 10 componentes por mês, garantindo que todos os 75 componentes sejam ofertados a cada ano – mas é provável que vários componentes sejam ofertados duas ou mais vezes por ano. Ou seja, o estudante monta a sua trilha pedagógica a partir de um cronograma de ofertas, escolhendo aqueles componentes mais interessantes para sua formação, considerando as suas preferências e as datas de oferta e de entrega das atividades. Destaca-se que todas as ofertas dos componentes são acompanhadas pelo próprio professor responsável (especialista na área) e, para turmas maiores, o docente tem auxílio de tutores virtuais.

As atividades didáticas obrigatórias do curso são assíncronas, possibilitando que sejam acompanhadas pelo estudante em momentos e lugares distintos e dando maior flexibilidade para a formação. Ou seja, o estudante escolhe quando e onde deseja realizar suas atividades. Regularmente, são realizadas webconferências (aulas ao vivo) com os professores dos componentes, mas nunca são avaliativas e a participação é opcional aos estudantes. Durante a oferta, o componente é acompanhado pelo próprio professor responsável (especialista na área), mas para turmas grandes, o docente será assessorado por tutores.

Para possibilitar maior flexibilidade e personalização à formação, o EduTec adotou a noção de trilha pedagógica. Cada estudante compõe a própria trilha pedagógica, escolhendo os componentes curriculares preferidos entre o leque de opções disponibilizado. A trilha pedagógica é originalmente elaborada no primeiro mês do curso, sob a orientação pedagógica de um especialista do curso. Todavia, ela é dinâmica e pode ser reorganizada quantas vezes o estudante desejar, permitindo novos rumos ao processo formativo. No curso EduTec, a noção de trilha pedagógica foi concebida para personalizar a formação do estudante, garantindo maleabilidade curricular e adequação ao perfil de cada estudante.

O que nossos alunos estão falando do curso

Ser (ex)aluna EduTec (foi)é uma grande alegria para mim. A forma como o curso está estruturado é bastante inovadora e desafiadora! O EduTec é uma proposta flexível, aberta e híbrida de formação, que, para mim, foi bastante desafiadora e muito rica!

Maria Fernanda Martins

A organização do curso, o conteúdo, o método utilizado, o apoio da coordenação e dos professores… tudo excelente! Claro que super indico!

Kelly Pereira

O EduTec é curso completo para quem tem interesse em se especializar na área de Tecnologia Educacional, seja para lecionar no ensino presencial, híbrido e/ou a distância na Educação Básica e/ou Superior.

Elena Ignácio

Eu estou aprendendo muito com as disciplinas que eu escolhi para a minha trilha pedagógica. Recomendo o curso EduTec para quem quer se atualizar na área de uso de tecnologias no contexto da educação.

José Carlos dos Santos

O curso EduTec superou as minhas expectativas em conhecer mais ferramentas e tecnologias com potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Recomendo sem ressalvas!!!

Marina Pedrino

As atividades propostas foram bastante ricas e práticas, sendo que eu sempre as aproveitava para utilizar com meus alunos em aula.

Maira Elliott

Uma formação com muitas qualidades evidentes. Está sendo muito representativo para os meus conhecimentos e para minha preparação profissional.

Édison Cordano

Foi muito gratificante participar do EduTec. Ajudou a desenvolver minhas competências e habilidades para uso de tecnologias na docência; além de conhecer melhor o meu trabalho docente e a aplicação das técnicas e aperfeiçoamento das minhas atividades pedagógicas, proporcionando melhoria da qualidade da aprendizagem dos meus alunos. Hoje posso compartilhar com meus pares de trabalho tudo aquilo que aprendi no EduTec, contribuindo para um ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante. Recomendo o curso!

Ecila Langona

Graduada em Administração pela Esan/FEI, com oito especializações voltadas para ensino Médio Técnico e Superior.Sou docente na rede estadual de SP, há 15 anos. Graduada em Pedagogia.

Gostei muito do leque de possibilidades que o curso EduTec oferece, pois assim podemos encontrar na trilha formativa o caminho mais adequado ao nosso perfil. Usar a redundância pedagógica como estratégia, usando vídeos e textos, oferece ao estudante a oportunidade de aprender da forma que lhe é mais eficiente. Recomendo o curso, pois ele não se apresenta como uma verdade definitiva sobre os temas estudados; e sim porque indica caminhos, valoriza o diálogo e as múltiplas possibilidades de construção do conhecimento, que não se esgota. Parabéns aos coordenadores, professores e equipe de apoio.

Reinaldo de Oliveira

Sou pedagogo, trabalho com formação continuada de professores na Secretaria da Educação de Araraquara-SP e no Departamento da Educação de Américo Brasiliense-SP como coordenador de Polo Univesp.

Ser (ex)aluna EduTec (foi)é uma grande alegria para mim. A forma como o curso está estruturado é bastante inovadora e desafiadora! O aluno tem a liberdade de fazer seu caminho e escolher as disciplinas (os componentes curriculares) de acordo com seu interesse, curiosidade e assim, vai montando sua trilha pedagógica e percorrendo um caminho que leva a uma formação bastante sólida. O EduTec é uma proposta flexível, aberta e híbrida de formação, que, para mim, foi bastante desafiadora e muito rica!

Maria Fernanda Martins

Graduada em Letras e mestre em Linguística Aplicada. Especialista em Educação e Tecnologias (EduTec – UFSCar). Professora de Inglês na Fatec-Botucatu.

Participar da formação EduTec tem sido um diferencial para a minha prática profissional na Educação, considerando os desafios que temos enfrentados nos contextos da pandemia da COVID-19 e da Cultura Digital. Compreender novas formas de aprender e de ensinar mediadas por tecnologias com o compromisso de desenvolver uma formação focada no letramento e na cidadania digital tem sido muito agregador para a realização de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, conta com uma equipe de professores autores e formadores de excelência. Parabéns e obrigado pela oportunidade.

Elena Ignácio

Sou professora do Colégio Pedro II, licenciada em Pedagogia (UFRJ) e mestre em Sistemas de Gestão (UFF), com aperfeiçoamento em Gestão da Educação Pública (UFJF). Faço EduTec (UFSCar).

Conclui o curso EduTec em 2020. Com a pandemia, foram necessárias muitas mudanças nas aulas: sou professora e precisei reinventar as minhas aulas e dar continuidade às minhas atividades com os alunos. A formação EduTec foi essencial nesse processo, com todo o aprendizado sobre estratégias pedagógicas e formas de explorar as diversas tecnologias que eu tive a oportunidade de conhecer e aprender no curso. Com certeza, o EduTec foi fundamental para a inovação, melhoria e continuação das minhas aulas. Especialmente nesse momento tão inesperado de isolamento social, o curso me ajudou demais! Recomendo esse curso EduTec para quem deseja entender mais das tecnologias e seu uso na Educação. Ótima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos sobre inovação pedagógica.

Paula Vidoti Perlatti

Graduada em Engenharia de Produção e Logística de Transportes. Especialista em Educação e Tecnologias (EduTec – UFSCar)

Reinaldo de OliveiraEu posso dizer que é um excelente curso, de nível bastante satisfatório e muito interessante, não só em relação aos conteúdos específicos e propostos, mas também de modo geral. Uma formação com muitas qualidades evidentes. Está sendo muito representativo para os meus conhecimentos e para minha preparação profissional.

Édison Cordano

Psicopedagogo, graduado em Publicidade e Propaganda (UNIMEP) e em Pedagogia (UNESP). Formação em Educação Especial e em Estudos Literários e Linguísticos, com experiências na área. Sou EduTec-UFSCar.

Eu estou muito satisfeita com o curso EduTec, desde a oferta das disciplinas (componentes curriculares), até a interação com professores, tutores e colegas. Tem sido uma experiência bastante produtiva e importante para a minha atuação docente e sempre tento colocar em prática tudo o que tenho aprendido no EduTec. Estão de parabéns! Recomendo!

Elda Rosa Rodrigues da Silva Brito

Sou mestre em Ciências Sociais (UFRN), graduada em Letras e especialista em Língua Espanhola e em Docência e tutoria em EaD (UNIT). Sou professora do Instituto Federal Baiano e faço EduTec na UFSCar.

Invista em seu futuro ; )

Tenha acesso a um curso diferenciado, de ótima qualidade, e trilhe o seu próprio caminho

Investimento:

Matrícula: R$ 350,00

O pagamento da matrícula deve ser feito antes do curso iniciar e não há descontos sobre essa parcela.

Pagamento à vista: uma parcela de R$ 1.120,00 (já com desconto de 20%)

O valor total do curso seria de R$ 1.400,00. O pagamento total antecipado, em parcela única, dá direito a 20% de desconto, resultando numa parcela de: R$ 1.120,00.

Pagamento parcelado: 04 mensalidades de R$ 350,00 (já com bônus de adimplência)

O pagamento sem atraso tem bônus de 5% de desconto. Ou seja, o valor da mensalidade seria de R$ 370,00, mas para pagamento em dia, a parcela mensal será de R$ 350,00.

Outras informações:

Financiamento: O Curso Educação e Tecnologias não possui financiamento governamental, sendo necessário que os estudantes paguem pela oferta dos componentes curriculares.

Forma de pagamento: Os pagamentos são feitos por meio de boletos, via FAI-UFSCar.

Vencimento dos boletos: As parcelas/boletos terão vencimento durante a realização dos respectivos componentes e o certificado será liberado ao término do pagamento das parcelas.

Bolsa de estudos:  Não há opção de bolsas de estudos para o nível de Extensão.

Opção de 2ª Extensão Os estudantes interessados podem realizar dois ou mais cursos de extensão, sem a necessidade de realizar os componentes obrigatórios novamente; assim como não será cobrada nova taxa de matrícula. Todavia, a cada 05 componentes novos, do curso de extensão adicional, está previsto o pagamento de 05 mensalidades. 

Para mais informações e outras opções de pagamento entre em contato com nossa secretaria edutec@ufscar.br.

Perguntas Frequentes

Qual a forma de pagamento?

A única forma de pagamento é por meio de boleto, via FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Você acessará o sistema FAI, acessível na Área do Aluno, depois de confirmada sua matrícula.

Como é o processo de avaliação no EduTec?

Quando receber o link da plataforma FAI, será solicitado um cadastro com dados pessoais, quando deverá escolher também a categoria desejada no curso EduTec. No ato da matrícula, você deve ter em mente duas questões:

  • Atividades avaliativas no ambiente virtual;
  • Elaboração e apresentação de trabalhos específicos em cada componente;
  • Avaliações objetivas e/ou dissertativas;
  • Realização de um trabalho monográfico simplificado de conclusão de curso (apenas para a modalidade de especialização); (Opcional)
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – apenas para a modalidade de especialização; (Opcional)
  • Se desejar, o estudante poderá ainda realizar atividades presenciais não-obrigatórias.

Quantas habilitações o estudante pode realizar?

No mesmo ano/turma, o estudante poderá escolher até 3 habilitações, mas a escolha de habilitações adicionais é opcional. A coordenação do EduTec recomenda que o estudante também considere as suas condições de estudos, para cumprir as atividades obrigatórias de mais de uma habilitação: se possui livre suficiente para não acumular atividades e se está ciente do valor adicional de investimento para cada nova habilitação.

Opcionalmente, o estudante pode realizar outras habilitações no EduTec quando terminar a(s) primeira(s).

O curso é presencial ou a distância?

É possível realizar o curso EduTec totalmente online (100% a distância), pela modalidade de EaD. O curso de especialização EduTec oferece atividades pedagógicas presenciais esporádicas, mas a participação é opcional, destinada aos estudantes que desejam comparecer. Mesmo a atividade final de apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pode ser realizada pela internet ou presencialmente, a critério do estudante.

Ainda tem dúvidas? Acesse a FAQ completa ou entre em contato conosco edutec@ead.ufscar.br