Docentes
O corpo docente do curso EduTec conta com professores da UFSCar e de outras instituições brasileiras e estrangeiras. A maioria dos docentes listados abaixo participam da concepção da disciplina, da elaboração do material didático e da oferta da disciplina. Alguns deles atuam/atuaram em duplas ou trios no mesmo componente curricular do curso. Também participam do corpo docente do EduTec, como professores ou tutores, servidores técnicos da UFSCar (doutores e/ou mestres, com experiência na área).

Achilles Alves de Oliveira
Docente
Doutorando em Educação (UnB). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Especialista em Educação e Tecnologias (UFSCar), Educação e Tecnologias Digitais (UFRB) e Psicomotricidade (IEPSE-DF). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem na cultura digital; docência, mediação e prática pedagógica; formação de professores para/pelas tecnologias digitais; educação híbrida; EaD, dentre outras.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2166879227141655
E-mail: achillesalves@gmail.com

Alan Victor Pimenta De Almeida Pales Costa
Docente
Professor no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Estéticas da Diferença e coordena o Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação – LabCriarte. Estuda e pesquisa na interface das artes com a educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230
E-mail: avpimenta@ufscar.br

Aldrei Jesus Galhardo Batista
Professora
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2019) e Especialista em Designer Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Principais áreas de atuação: Educação a Distância e História da Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0853894851232611
E-mail: aldrei.galhardo@gmail.com

Ana Paula Rodrigues Da Silva
Professora
É licenciada em Pedagogia (2006), mestre em Educação (2009) e especialista em Educação e Tecnologias (2020) pela UFSCar. Atuou como professora de inglês, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Na UAB-UFSCar foi tutora virtual do curso de Pedagogia de 2007 a 2009. Atualmente é Pedagoga da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, onde tem atuado na gestão e formação da tutoria, bem como com práticas pedagógicas apoiadas em TDIC. Desde 2013 integra o Grupo Horizonte.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2733607444927358
E-mail: anarodrigues@sead.ufscar.br

António Moreira
Docente
Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Associado no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9800508476476626
E-mail: jmoreira@uab.pt

Babette Mendoza
Professora
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEEs da UFSCar. Mestre em Comunicação Social e graduada em Ciências Sociais. Atua como coordenadora de Projetos de EaD e como Designer Instrucional para cursos livres na modalidade EaD. Suas áreas de interesse e investigação são práticas educativas e adaptações curriculares para o aluno da Educação Especial, Desenho Universal para/da Aprendizagem na perspectiva da Inclusão Escolar e Educação a Distância.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230
E-mail: babette.mendoza@gmail.com

Braian Veloso
Docente
Professor no Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar). Recentemente, suas pesquisas versam sobre a intersecção entre educação e tecnologias e sobre as práticas de ensino na contemporaneidade, passando por temas como formação de professores, didática, educação a distância, educação híbrida, docência na cultura digital, trabalho docente permeado por tecnologias digitais etc.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2537302046587655
E-mail: braiangarritoveloso@gmail.com

Camila Dias De Oliveira
Docente
Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar e pesquisadora do Grupo Horizonte. É Tecnóloga em Informática para Negócios, graduada pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC – 2012) e, atualmente, cursa o doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na Universidade de São Paulo (USP – Campus São Carlos). Tem interesse pelas áreas de Engenharia de Software e Interação Homem-Máquina, com foco em acessibilidade e informática na educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0176951751504724
E-mail: oliveiracamiladias@gmail.com

Cícera Aparecida Lima Malheiro
Docente
Doutora em Educação e Mestra em Educação Especial, pela UFSCar. Especialista em Gestão Educacional pela Unesp e em Planejamento e Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Graduei-me em Educação Física e em Pedagogia. Atuo como docente e orientadora no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva na Unesp focando na linha de pesquisa de Tecnologia Assistiva e Inovação. Possuo publicações em livros, capítulos e artigos na área de inclusão, acessibilidade e tecnologias digitais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9594089174735076
E-mail: cicera.malheiro@unesp.br

Clarissa Galvão Bengtson
Docente
Professora no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias (UFSCar), Gestora EaD nos cursos de aperfeiçoamento em Conselho Escolar, Gestão da Educação Municipal e Alfabetização para Estudantes com Deficiência e no Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar (UFSCar/MEC/SEB/Semesp). Pesquisadora do Prodin (UFSCar) intitulado Acessibilidade na UFSCar: construção de REA e Supervisora da equipe de Acessibilidade (SEaD-UFSCar). É mestre e doutoranda pelo PPGE-UFSCar e membro do GTI-Acessibilidade-UFSCar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7642935660070010
E-mail: acessibilidade@sead.ufscar.br

Claudinei Zagui Pareschi
Docente
Prof. Ms. Claudinei Zagui Pareschi
Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Especialista em Filosofia, Educação a Distância, Ensino Superior; Educação Especial e Formação de Professores e Tecnologias na Educação. Formado em Filosofia, Pedagogia, História e Artes. É membro do grupo de pesquisa Horizonte, da UFSCar, e do grupo de pesquisa Movimentos Docentes, da Unifesp. Também atua como Facilitador da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). Possui interesse nas seguintes áreas: Educação e Tecnologias; Educação a Distância, Filosofia e Formação de Professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2613006827700163
E-mail: claudineizagui@gmail.com.

Claudionor Ribeiro Silva
Docente
Engenheiro Agrimensor (UFV), Doutor em Ciências Geodésicas (UFPR) e professor associado (UFU). Tem experiência em Geotecnologias, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Fotogrametria. Atua principalmente nos temas: Imagens multiespectrais e de alta resolução espacial; Dados Laser Scanner; Processamento digital de imagens; Inteligência Artificial; Extração/Detecção de feições em imagens isoladas e integradas com dados altimétricos; Uso do Sensoriamento Remoto e da Fotogrametria nas Ciências Ambientais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230
E-mail: crs@ufu.br

Daniel Mill
Docente
Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Professor Pesquisador do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos. | Google Acadêmico | ORCID | ResearcherID | Grupo Horizonte | Curso EduTec | CIET |
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515286597269486
E-mail: mill@ufscar.br

Daniela Barros
Docente
Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação, com 15 anos de experiência em docência no ensino superior. Docente da Universidade Aberta de Portugal, atuando no Departamento de Educação e Ensino a Distância. É vice-coordenadora da Licenciatura em Educação e membro do Conselho Pedagógico da Universidade. Desenvolve estudos, pesquisas e publicações sobre estilos de aprendizagem e uso do virtual, entre outras áreas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5845245549777383
E-mail: dmelare@gmail.com

Delano Medeiros Beder
Docente
Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. É um dos coordenadores do Laboratório de Objetos de aprendizagem (LOA) da UFSCar. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática na Educação, tendo interesse pelas áreas de design de jogos educacionais e recursos educacionais abertos interativos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5845245549777383
E-mail: delano@ufscar.br

Erika Giacometti Rocha
Docente
Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2020. Estágio doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019. Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar, 2015. Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, 2002.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1108104424257458
E-mail: erikagiacometti@gmail.com

Fernandina Fernandes de Lima Medeiros
Docente
Professora na Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto (FATEC). Mestre em Economia, graduada em Ciências Econômicas, Especialista em Gestão Pública, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, com formação pedagógica em Matemática. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5138040099205655
E-mail: fernandina@gmail.com

Fernando Luiz De Paula Santil
Docente
É graduado em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp – Presidente Prudente – 1991); mestre em Ciências Cartográficas pela FCT/Unesp em 2001; doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2008) e pós-doutorado em Geografia pela UFPR (2013). Atualmente é professor no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFU/ Campus de Monte Carmelo (MG) e desenvolve pesquisas na área de cognição e percepção visual e cadastro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4188463042348168
E-mail: santil.f@outlook.com

Glauber L. Alves Santiago
Professor
Bacharel em Direito (FADISC) e mestre e doutor em Engenharia de Produção (UFSCar). Desde 1998, é professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da (UFSCar) nas áreas de música e tecnologia e criação musical. Ainda atua como arranjador, compositor e produtor musical. Como pesquisador tem trabalhado com temas voltados para a educação musical, tecnologias e EaD. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9385173410103898
E-mail: glauber@ufscar.br

Gláucia Jorge
Docente
Graduada em Letras pela UFMG (1994), Mestre em Educação pela UFMG (1999) e Doutora em Educação pela UFMG (2009). Professora Associada do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP; professora colaboradora do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da UFMG; atua em ensino e pesquisa de linguagens, letramentos e tecnologias. É pesquisadora do grupo HORIZONTE, da UFSCAR. E-mail: glauciajorge@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6155717798819837
E-mail: glauciajorge@gmail.com

Gustavo Carvalho Mauricio
Docente
Mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do Grupo Horizonte da UFSCar. Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar e Especialista em Gestão Pública pela UFSCar. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da UFSCar. Como pesquisador tem interesse nas temáticas Educação e Tecnologias, com especial atenção à educação híbrida, educação a distância, gestão, entre outros assuntos correlatos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2593444809396022
E-mail: gcmauricio@ufscar.br

Haroldo Luiz Bertoldo
Docente
Graduação em Filosofia (UFMG), mestrado em Tecnologia (CEFETMG) e doutorado em Filosofia (Universidad de Salamanca). Professor da UFOP; experiência acadêmica e profissional em Filosofia e Ensino de Ciências: filosofia da ciência e da tecnologia, tecnologia e educação, comunicação e design. Coordenou o núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG), a especialização e a criação do Laboratório de Mídias (FAPEMIG). Trabalhou como designer de interface (quiosques, portais e multimídia).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2593444809396022
E-mail: hlbertoldo@gmail.com

Ian Rittmeister Mazzeu
Docente
Produtor audiovisual na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD/UFSCar). Possui graduação e mestrado em Imagem e Som (UFSCar) e atualmente é doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/UFSCar). Tem como objeto de interesse em suas pesquisas a videoaula. Possui experiência docente em disciplinas relacionadas ao ensino e história do audiovisual. Trabalha com EaD desde 2008, quando atuou como tutor virtual em cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5171449279270776
E-mail: ian@ufscar.br

Izabel Patrícia Meister
Docente
Professora da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp desde 2014. Coordenadora adjunta dos projetos Laboratório Experimental de Design e do Observatório Institucional da Reitoria. Líder do grupo de pesquisa Laboratório Experimental de Design. Desenvolve pesquisas sobre redes, especialmente de conhecimento. Pesquisa também sobre o design da informação, com foco para visualização de redes e de sistemas complexos; tem interesse em design social e arquitetura do habitat em realidades virtuais.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5340922290331025
E-mail: i.meister@unifesp.br

Janaína Dias Goulart
Docente
Graduada em Informática e Pedagogia, com especialização em Ciência da Computação e Design Instrucional. É docente da área de Informática e coordenadora do curso técnico em Administração da Etec Paulino Botelho onde trabalha desde o ano 2000. Atuou em instituições como UFSCar, SENAC, SESI e FESC da Prefeitura Municipal de São Carlos. Tem interesse nas áreas de Análise de Sistemas, Banco de Dados, Educação inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7739864287867480
E-mail: janainadg@yahoo.com.br

João Eduardo Justi
Docente
Graduação em Jornalismo, pela Unesp; MBA em Marketing, pela FGV; Mestrado em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Unesp; e Doutorado na Linha de Linguagens, Comunicação e Ciência, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da UFSCar. Atuação profissional com audiovisual, divulgação científica e assessoria de comunicação. Docente em cursos de nível técnico e superior. Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, gestão 2017-2020.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9294327221701210
E-mail: joaoedujusti@ufscar.br

Joice Lee Otsuka
Docente
Graduada em Ciência da Computação pela UFU, mestra em Ciência da Computação pela UFRGS e doutora em Ciência da Computação pela Unicamp. É professora associada do Departamento de Computação da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA). É membro do Grupo Horizonte, de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar, nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano Computador.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230
E-mail: joiceat@ufscar.br

Luciane Penteado Chaquime
Docente
Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Como pesquisadora, interessa-se pelas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores e Trabalho Docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6334000944566026
E-mail: lupenteado@ifsp.edu.br

Maria Angélica Do Carmo Zanotto
Docente
Engenheira Florestal (ESALQ/USP); Pedagoga, mestre em Educação e doutora em Educação Especial, todas pela UFSCar. Professora substituta no Departamento de Psicologia da UFSCar (97/98 e 2002/2004). Pós doutoranda no DEMa/UFSCar (2020/21). Pedagoga na UFSCar desde 2008, atua na Secretaria Geral de Educação a Distância, com foco em: planejamento pedagógico em EaD, ensino híbrido, TDIC na educação superior, metodologias ativas, teorias da aprendizagem. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Horizonte, NIT e I-Context.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3731359873558304
E-mail: angelicazanotto@ufscar.br

Maria Iolanda Monteiro
Docente
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Escolar pela UNESP. Doutorado em Educação pela FEUSP e Pós-Doutorado pela UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, tecnologia digital, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. É coordenadora de área do PIBID no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4189205834370563
E-mail: mariaimonteiro18@gmail.com

Patricia Falcão
Docente
Doutora e Mestre em CTS (UFSCar). Professora de tecnologias no ensino fundamenta e médio, com ênfase na construção do conhecimento artístico e criativo. Docente dos componentes Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas e Linguagens, Ciência e Tecnologias do curso de pós-graduação a distância em Educação e Tecnologias (EDUTEC – UFSCAR). Graduada em Matemática, especialista em Comércio Eletrônico (PUC-MG) e em Informática Aplicada a Educação (UFLA). Integrante do Grupo de Pesquisas Horizonte.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230
E-mail: patricia.mirellaf@gmail.com

Paulo Roberto Montanaro
Docente
Bacharel e mestre em Imagem e Som, e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É servidor técnico-administrativo, com a função de Supervisor de Equipe de Produção Audiovisual, lotado na CITE/SEaD na UFSCar. Como professor, ministra disciplinas nas áreas de animações, games educacionais, educação transmídia e gamificação. Sua pesquisa atual tem como foco principal a convergência midiática, as metodologias ativas e a educação transmídia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9722367900588242
E-mail: paulo.uab@gmail.com

Priscila Cristina Fiocco Bianchi
Professora
Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Mestre em Educação e Técnica em Assuntos Educacionais da UFSCar. Atualmente atua como avaliadora, revisora e gestora dos cursos abertos disponibilizados no Portal de Cursos Abertos da UFSCar – PoCA. Participa do Grupo Horizonte na UFSCar e tem desenvolvido atividades na modalidade de EaD como formadora e tutora virtual. Interessa-se por temáticas relacionadas a educação a distância, avaliação da aprendizagem, ensino híbrido e educação aberta.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8767701419344955
E-mail: priscilabianchi.ead@gmail.com

Priscila Menarin Cesario
Docente
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Formação de professores e outros agentes educacionais. Mestre em Educação e Pedagoga pela UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa HORIZONTE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Pesquisadora na área de Desenvolvimento profissional docente, Formação de professores, Aprendizagem da docência, Programas de Mentoria e Tecnologias na Educação. Trabalha como docente na Educação Infantil e no Ensino Superior.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0847408502819329
E-mail: primenarim@gmail.com

Rogério Augusto Bordini
Docente
Doutorando em Artes Visuais pela UNICAMP, Mestre em Educação pela UFSCar e pesquisador colaborador na Universidade de Offenburg (Alemanha). Desde 2014 atua como game designer de jogos educacionais no Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA – UFSCar) tendo colaborado na criação de jogos premiados em eventos nacionais e internacionais. Paralelamente ministra aulas de Artes Digitais (3D), desenvolve projetos artísticos de ambientes virtuais imersivos (VR) e aplicações móveis gamificadas para tratamento psicológico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3111439904701090
E-mail: rogerbordini@gmail.com

Rosilene Aparecida Oliveira Costa
Docente
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela PUC SP. Pedagoga, especialista em Educação e Tecnologias e Psicopedagogia. Coordenadora de projetos educacionais no Senac São Paulo, voltados à formação de docentes nos temas: Educação Inclusiva, Metodologias Ativas, Educação e tecnologias.
Como pesquisadora, interessa-se pelas temáticas de letramento digital, tecnologias e racionalidade. Membro do Grupo Horizonte – estudos e pesquisa sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens – UFSCAR.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6973239633143122
E-mail: rosileneoliveira@estudante.ufscar.br

Sara Dias-Trindade
Docente
Doutora em História-Didática, com pós-doutorado em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, integrando, atualmente, a equipa de coordenação do referido Centro. Colabora com vários centros de pesquisa de Universidades Brasileiras. Suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3448198763825569
E-mail: sara.trindade@uc.pt

Sergio Daniel Ferreira
Docente
Doutorando em Educação (UFSCar), Mestre em Educação (UFSCar) –com graduação – Licenciatura e Bacharelado – em Ciências Biológicas (UNESP). Atualmente é diretor do INSTITUTO CLQ em Piracicaba-SP onde atua no planejamento, construção e implantação de currículos e formação continuada de professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6492296303212540
E-mail: sdfbera@gmail.com

Valéria Sperduti Lima
Docente
Graduada em Ciências Biológicas na UFSCar, mestre em Multimeios na UNICAMP e doutora em Educação (Currículo) pela PUC/ SP. (2002). Dentre 2006 e 2011 foi docente na UFSCar e coordenadora de desenvolvimento de profissionais em EaD. Em 2011 até o momento é docente na UNIFESP e atua no Curso de Graduação em tecnologia em Design Educacional Foi coordenadora de Desenvolvimento Docente da ProGrad UNIFESP e atualmente é coordenadora geral da UAB UNIFESP.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3246940231681306
E-mail: vslima@unifesp.br

Vanessa Da Silva Mariotto Onody
Docente
Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),especialista em Finanças e Controladoria pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é administradora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3450654917662565
E-mail: vaonody@gmail.com

Yasmin Bidim
Docente
Pesquisadora, poeta e artista visual. Mestre em Imagem e Som e doutoranda em Estudos de Literatura na UFSCar, onde pesquisa as relações entre poesia, cinema e imagem técnica. Produz o canal Poesia em Obra, no YouTube. Escreve crônicas e críticas de arte e cultura, as quais publica no seu blog: A Terra é Plena. Em 2020, publicou pela editora Penalux seu primeiro livro de poemas, o Livro dos interiores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4758060017138002
E-mail: yasminsantos@estudante.ufscar.br