Aperfeiçoamento

Formação com 200 horas. 10 componentes curriculares. Duração de 04 meses ou mais.

Proposta com formação aberta, híbrida, integrada e flexível

Adequada a cada perfil

Educação a Distância

Mínimo de 200 horas

Duração de 4 meses ou mais

Público-alvo

Esse programa de formação é destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação, interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância.

A formação promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional. Considera a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas e muito mais!

Caracterização da Formação em Nível de Aperfeiçoamento

Organização da carga horária

Para o nível de Aperfeiçoamento do EduTec, as 200 horas são divididas em 20 horas por componente. Ou seja, são 10 componentes ao todo, sendo 02 obrigatórios (Núcleo Formativo Obrigatório – NFO) e 08 componentes complementares (Núcleo Formativo Complementar – NFC). Desta forma, o estudante escolhe os 10 componentes entre os mais de 75 disponíveis.

Componentes NFO
Componentes NFC
  • Ambientação e letramento digital
  • Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso
  • Acessibilidade na Educação a Distância
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle
  • Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais
  • Aplicações pedagógicas de jogos digitais
  • Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast
  • Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast
  • Aplicações pedagógicas do audiovisual
  • Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação
  • Aportes sobre a docência virtual
  • Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede
  • Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância
  • Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias
  • Cultura digital e convergência midiática na educação
  • Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais
  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)
  • Design de Jogos Educacionais
  • Didática e atribuições do professor na cultura digital
  • Direito digital na Educação
  • Ecologias de aprendizagem e redes virtuais
  • Educação híbrida como estratégia educacional
  • Educação, redes sociais e cultura digital
  • Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares
  • Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional
  • Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo
  • Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
  • Gamificação, transmidiação e aprendizagem
  • Geotecnologias aplicadas à educação
  • Gestão estratégica da Educação a Distância
  • Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância
  • Gestão pedagógica em Educação a Distância
  • Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas
  • Institucionalização da modalidade de Educação a Distância
  • Integração de mídias na educação
  • Introdução à modelagem e impressão 3D
  • Introdução à programação computacional para o educador
  • Introdução aos Jogos na Educação
  • Laboratório de educação e tecnologias
  • Legislação educacional e da Educação a Distância
  • Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo
  • Linguagem do rádio e da TV na educação
  • Linguagens, comunicação e tecnologia na educação
  • M-learning: Educação e mobilidade
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 1
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 2
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil
  • Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos
  • Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual
  • Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância
  • Planejamento e organização de animações para educação
  • Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação
  • Planejamento e produção de e-books e hipermídias
  • Planejamento e Produção de Material escrito para Educação
  • Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância
  • Prática pedagógica com tecnologias digitais
  • Produção de animações para educação
  • Produção de mídia audiovisual para educação
  • Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital
  • Reflexões sobre robótica pedagógica
  • Sistema de tutoria e modelos de feedback
  • Tecnologia Assistiva na educação
  • Tópicos especiais em Design Instrucional
  • Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital
  • Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação
  • Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem
  • Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação
  • Webconferência e sua aplicação pedagógica

O curso EduTec possui um tema geral (Educação e Tecnologias), mas o estudante pode direcionar a formação para o foco que desejar. São possíveis diversas trilhas e focos formativos. Também no nível de Aperfeiçoamento, o EduTec oferece mais de 70 componentes relacionados ao tema Educação e Tecnologias. Dentre eles, o estudante de aperfeiçoamento do EduTec pode escolher aqueles mais adequados aos seus interesses. Assim, o estudante compõe a sua própria trilha pedagógica de forma rica e diversa.

Nossos componentes são ofertados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Cada componente possui três unidades e uma duração de 4 semanas, sendo uma unidade por semana e, ao final, há uma semana para encerramento das atividades avaliativas e recuperação. São ofertados entre 5 e 10 componentes por mês, garantindo que todos os 75 componentes sejam ofertados a cada ano – mas é provável que vários componentes sejam ofertados duas ou mais vezes por ano. Ou seja, o estudante monta a sua trilha pedagógica a partir de um cronograma de ofertas, escolhendo aqueles componentes mais interessantes para sua formação, considerando as suas preferências e as datas de oferta e de entrega das atividades. Destaca-se que todas as ofertas dos componentes são acompanhadas pelo próprio professor responsável (especialista na área) e, para turmas maiores, o docente tem auxílio de tutores virtuais.

As atividades didáticas obrigatórias do curso são assíncronas, possibilitando que sejam acompanhadas pelo estudante em momentos e lugares distintos e dando maior flexibilidade para a formação. Ou seja, o estudante escolhe quando e onde deseja realizar suas atividades. Regularmente, são realizadas webconferências (aulas ao vivo) com os professores dos componentes, mas nunca são avaliativas e a participação é opcional aos estudantes. Durante a oferta, o componente é acompanhado pelo próprio professor responsável (especialista na área), mas para turmas grandes, o docente será assessorado por tutores.

Para possibilitar maior flexibilidade e personalização à formação, o EduTec adotou a noção de trilha pedagógica. Cada estudante compõe a própria trilha pedagógica, escolhendo os componentes curriculares preferidos entre o leque de opções disponibilizado. A trilha pedagógica é originalmente elaborada no primeiro mês do curso, sob a orientação pedagógica de um especialista do curso. Todavia, ela é dinâmica e pode ser reorganizada quantas vezes o estudante desejar, permitindo novos rumos ao processo formativo. No curso EduTec, a noção de trilha pedagógica foi concebida para personalizar a formação do estudante, garantindo maleabilidade curricular e adequação ao perfil de cada estudante.

O que nossos alunos estão falando do curso

A formação EduTec me trouxe uma enorme abertura para minha vida profissional, como educadora, mostrando que a EaD pode ser feita com excelência, eficiência, colaboração e participação de estudantes e professores.

Maria Fernanda Martins

Eu estou muito satisfeita com o curso EduTec, desde a oferta das disciplinas (componentes curriculares), até a interação com professores, tutores e colegas.

ELDA ROSA RODRIGUES DA SILVA BRITO

O aprimoramento do conhecimento é evidente no EduTec e os professores são surpreendentes!

ISABEL TOLEDO

Recomendo esse curso EduTec para quem deseja entender mais das tecnologias e seu uso na Educação. Ótima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos sobre inovação pedagógica.

Paula Vidoti Perlatti

A formação EduTec foi muito importante para mim, quando tive contato com estudantes de todas as partes do Brasil, com trocas de informações sempre muito positivas e interessante.

Diego Henrique Pires

Foi muito gratificante participar do EduTec. Ajudou a desenvolver minhas competências e habilidades para uso de tecnologias na docência.

Ecila Langona

Gostei muito do leque de possibilidades que o curso EduTec oferece, pois assim podemos encontrar na trilha formativa o caminho mais adequado ao nosso perfil.

REINALDO DE OLIVEIRA

Tive a oportunidade (e necessidade) de fazer o curso EduTec em função da pandemia. Tem sido muito enriquecedor, com muitos conhecimentos essenciais para o trabalho do professor da educação básica. Estou muito satisfeita com a formação e estou aprendendo muito. Recomendo!

Daniela Gomes

Sou docente na rede estadual de SP, há 15 anos. Graduada em Pedagogia.

Foi muito gratificante concluir o curso de Educação e Tecnologia (EduTec) na UFSCar. A organização do curso, o conteúdo, o método utilizado, o apoio da coordenação e dos professores… tudo excelente! O conteúdo programático me possibilitou inúmeros conhecimentos e curiosidade de aprender mais e mais sobre o tema abordado na formação. Parabéns a todos os coordenadores e responsáveis pelo curso. Claro que super indico!

Kelly Pereira

Formada em Tecnologia da Informação e Administração. Especialista em Projetos (Unibero) e em Educação e Tecnologias (EduTec – UFSCar). Gerente de Processos, Negócios e Projetos. Diretora na SuperGeeks

A formação EduTec me trouxe uma enorme abertura para minha vida profissional, como educadora, mostrando que a EaD pode ser feita com excelência, eficiência, colaboração e participação de estudantes e professores. Foi fantástico ter a liberdade de organizar a minha própria trilha pedagógica, com os componentes curriculares do meu interesse. Vale ressaltar a gentileza e o cuidado de todos os envolvidos no curso (coordenadores, professores e equipe técnico-administrativa). Sempre foram extremamente presentes e prestativos. Só tenho a agradecer a oportunidade de vida de poder ser (ex)aluna do EduTec!

Maria Fernanda Martins

Graduada em Letras e mestre em Linguística Aplicada. Especialista em Educação e Tecnologias (EduTec – UFSCar). Professora de Inglês na Fatec-Botucatu.

O curso EduTec é excelente, com professores qualificados e com muita experiência na área!! A possibilidade de montar a própria trilha pedagógica, com componentes curriculares do interesse de cada cursista é um grande diferencial da formação EduTec, proporcionando uma aprendizagem mais ampla na temática e atendendo o interesse expresso de cada estudante. A dinâmica das avaliações também foi um ponto inovador, possibilitando ao cursista se organizar de acordo com sua disponibilidade. O curso EduTec superou as minhas expectativas em conhecer mais ferramentas e tecnologias com potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Recomendo sem ressalvas!!!

Marina Pedrino

Servidora pública e tutora virtual, com 12 anos de experiência como professora da rede pública de educação básica. Doutoranda, mestre, especialista e pedagoga.

Procurei o curso EduTec para crescimento profissional e realização da docência no ensino superior. Aprendi muito e recomendo a outros colegas por ser uma formação que possibilita diversos percursos de aprendizagem, com maleabilidade para se adequar a diferentes perfis estudantis. O aprimoramento do conhecimento é evidente no EduTec e os professores são surpreendentes!

Isabel Toledo

Sou profissional da área da educação pela Secretaria do Estado de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (Unicamp).

A formação EduTec foi muito importante para mim, quando tive contato com estudantes de todas as partes do Brasil, com trocas de informações sempre muito positivas e interessante. Discutimos temas atuais e essenciais para a educação do século XXI, como ambientes virtuais, gamificação, aprendizagem ativa e metodologias diversas. Esse curso virou referência de formação e saí muito satisfeito!

Diego Henrique Pires

Graduado em História (PUC-Campinas), especialista em História das Revoluções (UEM) e em Educação e Tecnologias (EduTec – UFSCar).

A proposta das trilhas pedagógicas foi um aspecto inovador e relevante da formação, que me chamou a atenção e me ajudou a melhor desenhar a formação que eu escolhi e desejava. As atividades propostas foram bastante ricas e práticas, sendo que eu sempre as aproveitava para utilizar com meus alunos em aula. Os professores do EduTec sempre se mostraram disponíveis para nos ajudar.

Maira Elliott

Graduada em Letras Português/Inglês (USP), Psicopedagoga (Mackenzie) e especialista em Gestão da Educação a Distância (UFSCar) e em Design Instrucional (UFSCar).

Invista em seu futuro ; )

Tenha acesso a um curso diferenciado, de ótima qualidade, e trilhe o seu próprio caminho

Investimento:

Matrícula: R$ 350,00

O pagamento da matrícula deve ser feito antes do curso iniciar e não há descontos sobre essa parcela.

Pagamento à vista: uma parcela de R$ 2.800,00 (já com desconto de 20%)

O valor total do curso seria de R$ 3.500,00. O pagamento total antecipado, em parcela única, dá direito a 20% de desconto, resultando numa parcela de: R$ 2.800,00.

Pagamento parcelado: 10 mensalidades de R$ 350,00 (já com bônus de adimplência)

O pagamento sem atraso tem bônus de 5% de desconto. Ou seja, o valor da mensalidade seria de R$ 370,00, mas para pagamento em dia, a parcela mensal será de R$ 350,00.

Outras informações:

Financiamento: O Curso Educação e Tecnologias não possui financiamento governamental, sendo necessário que os estudantes paguem pela oferta dos componentes curriculares.

Forma de pagamento: Os pagamentos são feitos por meio de boletos, via FAI-UFSCar.

Vencimento dos boletos: As parcelas/boletos terão vencimento durante a realização dos respectivos componentes e o certificado será liberado ao término do pagamento das parcelas.

Bolsa de estudos:  Não há opção de bolsas de estudos para o nível de Aperfeiçoamento.

Para mais informações e outras opções de pagamento entre em contato com nossa secretaria edutec@ufscar.br.

Perguntas Frequentes

Qual a forma de pagamento?

A única forma de pagamento é por meio de boleto, via FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Você acessará o sistema FAI, acessível na Área do Aluno, depois de confirmada sua matrícula.

Como é o processo de avaliação no EduTec?

Quando receber o link da plataforma FAI, será solicitado um cadastro com dados pessoais, quando deverá escolher também a categoria desejada no curso EduTec. No ato da matrícula, você deve ter em mente duas questões:

  • Atividades avaliativas no ambiente virtual;
  • Elaboração e apresentação de trabalhos específicos em cada componente;
  • Avaliações objetivas e/ou dissertativas;
  • Realização de um trabalho monográfico simplificado de conclusão de curso (apenas para a modalidade de especialização); (Opcional)
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – apenas para a modalidade de especialização; (Opcional)
  • Se desejar, o estudante poderá ainda realizar atividades presenciais não-obrigatórias.

Quantas habilitações o estudante pode realizar?

No mesmo ano/turma, o estudante poderá escolher até 3 habilitações, mas a escolha de habilitações adicionais é opcional. A coordenação do EduTec recomenda que o estudante também considere as suas condições de estudos, para cumprir as atividades obrigatórias de mais de uma habilitação: se possui livre suficiente para não acumular atividades e se está ciente do valor adicional de investimento para cada nova habilitação.

Opcionalmente, o estudante pode realizar outras habilitações no EduTec quando terminar a(s) primeira(s).

O curso é presencial ou a distância?

É possível realizar o curso EduTec totalmente online (100% a distância), pela modalidade de EaD. O curso de especialização EduTec oferece atividades pedagógicas presenciais esporádicas, mas a participação é opcional, destinada aos estudantes que desejam comparecer. Mesmo a atividade final de apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) pode ser realizada pela internet ou presencialmente, a critério do estudante.

Ainda tem dúvidas? Acesse a FAQ completa ou entre em contato conosco edutec@ead.ufscar.br